Os nossos vinhos

A família Castelo Branco fez um amplo esforço de reconversão da atividade agrícola com vista à substituição da tradicional cerealicultura de sequeiro por culturas mais competitivas na atual conjuntura internacional, como é o caso da vinha e do olival.

A plantação das vinhas iniciou-se em 1995, resultado da criteriosa seleção de solos, exposição solar e castas.
Foram selecionadas as seguintes castas tintas:
Aragonês, Trincadeira, Castelão, Touriga Nacional, Syrah, Merlot, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet.
E brancas: Antão Vaz, Arinto, Verdelho e Viognier.
Toda a área é regada com sistema gota a gota, que permite um equilíbrio perfeito na maturação das uvas face a verões longos, muito secos e quentes. A condução das vinhas é efetuada em modo de produção integrada.
A vindima é feita à noite para que as uvas sejam colhidas nas melhores condições, a temperaturas consideravelmente mais baixas que de dia, onde chegam a atingir 35 a 40º C. A vindima quase exclusivamente mecânica, permite colher rapidamente as uvas no ponto ótimo indicado pelas análises de controlo de maturação.
A Sociedade Agrícola, inicia a sua vertente vitivinícola, em 2002, com a construção da primeira fase da adega. A adega está integrada na arquitectura secular do Monte Paço do Conde, sede da Herdade, na freguesia de Baleizão, concelho de Beja.

A adega vinifica, atualmente, a produção de cerca de 230 hectares de vinha, todos eles pertencentes à família Castelo Branco, garantindo, desta forma, um controlo total e comum sobre todas as fases do processo produtivo.
A moderna adega com capacidade para 2.500.000 de litros combina a tradição com uma avançada tecnologia, que permite uma vinificação perfeita, capaz de mostrar a excelente qualidade das uvas. Dotado de um sistema operativo que maximiza a suavidade do transporte das uvas, massas vínicas e vinhos garantindo que todo o processo de vinificação decorra suavemente e o vinho não sofra movimentos bruscos. As cubas de fermentação de pequena capacidade permitem a vinificação separada de várias castas por talhão de vinha.
A adega de linhas modernas e atraentes foi submetida a uma renovação tecnológica, e de técnica de produção de vinhos para fazer face ao aumento das quantidades de uva produzidas pelo grupo. Aí produzem-se vinhos de elevada qualidade, os quais têm obtido um enorme sucesso não só em Portugal como em vários países.
E, se a Adega é tecnicamente sofisticada, não o é menos esteticamente. Tectos abobados e arcadas conferem ao local uma suave beleza arquitectónica.

Paço do Conde

Cada Garrafa deste vinho dá a conhecer a harmonia de um local de eleição do Sul de Portugal, onde há mais De três mil anos o Homem cultiva a excelência.
Das vinhas da Herdade Paço do Conde situadas num microclima alentejano ideal para vinhos brancos, selecionámos as uvas de mais
qualidade da casta Antão Vaz.
Paladar encorpado, taninos suaves e final de longa persistência.

Herdade das Albernoas

Em solos xistosos, nas planícies Sul Alentejanas, produzimos este vinho com cor rubi, aroma a frutos vermelhos e paladar suave e macio.

Encosta do Guadiana

O Rio Guadiana guarda memórias da incessante procura do Homem ao longo dos séculos pelo melhor terroir, para criar vinhos com uma personalidade única. A história do vinho Encosta do Guadiana espelha a vivência e a riqueza deste terroir de excelência dos grandes vinhos do sul.

Monte do Paço

Nas planícies Alentejanas nasce um vinho jovem para os amantes dos verdadeiros prazeres da vida.
Feito com Aragonês, Trincadeira e Castelão.
De cor rubi, aromas a frutos vermelhos, paladar suave e macio na boca.

Primevo

Nas planícies Alentejanas nasce um vinho jovem para os amantes dos verdadeiros prazeres da vida. Feito com Aragonês, Trincadeira e Castelão.

Vilares

Este vinho foi elaborado a partir de uma selecção de castas como a Trincadeira, Aragonez, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon. Apresenta na prova cor granada, aroma intenso, com notas de cereja preta e aromas silvestres, harmoniosamente envolvidos em notas de carvalho Americano. Paladar equilibrado, suave, e final de boa persistência.

Ribeira do Guadiana

Touriga Nacional e Syrah foram as castas selecionadas para este vinho. Estas castas beneficiam de condições naturais para uma maturação equilibrada caracterizada por uma forte personalidade. De cor rubi intensa, apresenta aromas de bagas silvestres e uma estrutura elegante e complexa.

3 Herdades

Para os amantes dos verdadeiros prazeres da vida, nas planícies Alentejanas nasce um vinho jovem feito com Aragonez, Trincadeira e Castelão, de cor rubi, aromas a frutos vermelhos, paladar suave e macio na boca.