Na Herdade Paço do Conde entendemos que a biodiversidade e a comunhão das espécies com a diversidade da flora são essenciais para a subsistência da riqueza que a terra nos dá. Apostamos na diversidade de culturas. 230ha de vinha e 2100ha de olival são metade das nossas plantações, a que acrescem, nomeadamente, os campos de girassol, trigo, milho, culturas hortícolas e pastagens semeadas e naturais.

Procuramos sempre abordagens inovadoras que levem à conservação dos recursos naturais e da biodiversidade, contribuindo para a sustentabilidade, gerando oportunidades de crescimento e valorização das culturas.

Sustentabilidade

diversidade biológica

A Herdade Paço do Conde abrange cerca de 4 400 hectares nas margens do rio Guadiana, no Baixo Alentejo, Sul de Portugal.
A diversidade constitui um dos nossos pilares.

preservação do ecossistema

Mantemos o ecossistema natural preservado, uma fauna e flora selvagens, que vivem em harmonia com os trabalhos no campo.

Toda a produção é feita no sistema de produção
integrada, respeitando as mais exigentes normas
de produção ambientais europeias.

fauna

Com características naturais únicas, o Alentejo é uma das regiões com maior riqueza de vida selvagem. Alberga inúmeras espécies de aves, mamíferos, répteis e anfíbios, de diferentes tamanhos, formas e cores.

A conservação a longo prazo das espécies e habitats é condição essencial no nosso dia-a-dia.

Há imensas espécies que podem ser encontradas na Herdade Paço do Conde.

Uma espécie que encontramos no rio Guadiana no seu habitat perfeito é a lontra, que pela abundância de sistemas de água doce não poluída desta região, consegue apresentar uma população estável e relativamente elevada. A lontra é mesmo representada num dos nossos vinhos, o Ribeira do Guadiana.

 

A abelha, cujo papel é fundamental na polinização e manutenção da biodiversidade da flora, é também uma espécie que protegemos e criamos. Alimentando-se do pólen de esteva, sargaço, rosmaninho, soagem, ou alecrim, esta espécie é responsável pela produção do Mel Herdade Paço do Conde, um produto com Denominação de Origem Protegida (DOP).

A Abetarda é umas das espécies de aves mais carismáticas do Alentejo. O nome vem do português ave tarda, pela demora a levantar. Os machos podem chegar aos 16km, é a ave mais pesada da europa e os seus machos em abril fazem as espetaculares paradas nupciais.

Criamos condições para que os animais aqui fiquem: abrigos para morcegos, charcas e albufeiras e preservação de abrigos para mamíferos e aves.

flora

Para além do sobreiro, a azinheira e a oliveira são as árvores mais comuns no Alentejo e constituem um ecossistema muito próprio e de delicado equilíbrio, responsável por grande parte da biodiversidade de fauna e flora da região.

Energias renováveis

Investimos em energias renováveis, como a fotovoltaica para dar resposta a parte das necessidades de energia elétrica, seja nas diferentes culturas, através da bombagem de água, seja na adega e lagar para as várias atividades que requerem energia elétrica.

Como exemplo, o caroço obtido da extração do azeite é utilizado para aquecimento das instalações e da água utilizada.

Água

Para além de ser um recurso natural importante e limitado, estruturante e estratégico, a água é também um fator essencial para o desenvolvimento económico de qualquer empresa. Perante as crescentes ameaças impostas pelas alterações climáticas, nomeadamente Verões mais intensos e Invernos menos rigorosos que levam a fenómenos de seca regulares, a necessidade de uma gestão melhorada e mais eficiente dos recursos hídricos é, portanto, de extrema importância

Para garantir a diversidade de culturas e a preservação das espécies, fomos gradualmente construindo barragens por toda a Herdade. Temos atualmente mais de 20 barragens, de maior ou menor dimensão, que são a principal fonte da explosão de biodiversidade hoje existente na propriedade.

Na adega e lagar a água é necessária para limpeza, sendo também distribuída para utilização em diferentes etapas do processo produtivo. Todos os consumos dão devidamente monitorizados e controlados de forma a serem o mais eficientes possível, e toda a água residual produzida é tratada, armazenada e reutilizada nas culturas que o permitam. Conseguimos assim uma produção praticamente nula de águas residuais.

Comunidade

Promovemos uma estreita comunicação com a comunidade local. Colaboramos com as diferentes entidades no sentido de contribuir para o desenvolvimento da comunidade local.